Natureza dentro de casa

24 de setembro de 2018Jessica Moraes
Blog post

Oi pessoas! Hoje eu vou explorar um assunto que particularmente eu acho que já caiu no gosto de muita gente, que é o uso de elementos da natureza na decoração da casa.

Decoração é um assunto que eu amo! Por isso eu queria aproveitar pra compartilhar algumas ideias, mas não só aquelas óbvias, de incluir plantas. Planta virou moda? Haha, acho que não, mas a impressão que eu tenho é que nossas tias e avós gostavam muito de planta e a gente só resolveu se interessar agora, depois de adulta saindo da casa dos pais ou decorando nosso quartinho.

plantas na decoração
fotos reprodução: Thony / Pinterest

 

Planta realmente traz uma harmonia dentro da casa, aquele clima familiar e de aconchego, além de dar todo um charme que objeto nenhum é capaz de carregar o mesmo efeito, não acha?

Pois bem, tem algumas espécies que são ótimas pra isso, mas o post de hoje vai focar também em outros elementos naturais que podem trazer um up pra qualquer cômodo, dá um ar minimalista e até mais zen, super necessário em tempos de materialismo desenfreado onde a gente vê qualquer bugiganga bonitinha e já quer comprar! hahaha

Lembrando que são ideias não somente provenientes da natureza, mas também inspirações pra você adaptar para o seu lar. E essas fotos naturalmente não são da minha casa (ainda) porque não tive tempo nem orçamento de mobiliá-la de forma tão criativa 😅 A maioria encontrei no Pinterest mas não encontrei o site original. Se você souber da origem de alguma imagem erroneamente creditada aqui, me avisa! 😊

Investir em elementos naturais pode até ser um ótimo custo-benefício. Quer ver só? 

Galhos

galhos na decoração
fotos reprodução: Westelm / Jenny Norris

 

Sim, pode parecer num primeiro momento estranho, mas confesso que a primeira vez que vi achei um toque rústico tão interessante! Principalmente em cômodos muito vazios, sem muita formatação, sabe? Minimalismo em sua essência! E de quebra, um toque elegante.

E o melhor: é só ir num parque que você encontra de graça! Hehe. Foi o que eu fiz, parecia uma maluca voltando pra casa cheia de galhos na mão 😂

Pedras

pedras naturais
fotos reprodução: soul makes / Pinterest

 

Amo pedras. E vou trazer um post aqui só sobre elas, aguardem. Feng shuis à parte, acho que usar pedras na decoração, de forma que possa combinar com o restante ao redor, pode ser bem interessante pra preencher aquele cantinho da casa meio vazio. Vale lembrar que é uma ótima dica pra dar aquele toque meio hygge, ou seja, um cantinho bem acolhedor pra contemplar e curtir a vibe dentro de casa.

Madeira

madeira na decoração
fotos reprodução: Pinterest

 

Taí um elemento que além de tendência, ficou caro pra caramba, rs. Mesa de centro, corpo de abajur, suporte de mesa, rack, cabeceira de cama, pé de móvel, detalhe de cadeira. Tudo que tem um toque de madeira rústica, geralmente o preço vai lá em cima. Tirando essa desvantagem, mais uma opção que cai super bem pra quem aprecia como eu um estilo mais folk, mais rústico.

Uma alternativa é procurar em feiras ou outros mercados alternativos em cidades do interior. Pode sair bem mais barato se achar um fornecedor direto por lá!

Palhas, treliças, bambus

palhas
fotos reprodução: The Future Kept / Puky Ideas Listing

 

Outros detalhes que fazem a diferença e estão em vários objetos. Pode ser numa luminária, num jogo de prato, numa cadeira. Materiais naturais que trazer um ar super convidativo e também elegante ao ambiente. E o mais legal é que tem opções no mercado bem acessíveis e nada cafonas, é saber vasculhar bem. Eu adoro!

Pele

tapetes de pele
fotos reprodução: Mariya-songpunya /Archzine

 

Eu tinha bastante preconceito com tapetes de pele imitando animal. Obviamente que pele natural está longe de ser concebível, mas as alternativas sintéticas são um tanto charmosas e, mais uma vez, trazem aquele toque de aconchego para cômodos muito grandes ou vazios. Pode reparar: elementos como esse na decoração parecem preencher de tal modo que você não precisa de muitas outras coisas pra compor o ambiente.

Penas

penas
fotos reprodução: Etsy / Soul Makes

 

Penas e plumas! Obviamente que me refiro às penas de mentirinha (não vai arrancar as penas das aves, pelamordedeus, só se elas caírem naturalmente, haha). Elas remetem à fragilidade, à delicadeza e à história. Sim, à história dos índios de tribos nativas da América, por exemplo, que usavam penas e plumas como acessório em seus trajes. Lembra do filtro dos sonhos? Pois então (isso rende outro post).

Flores

flores na decoração

Parece óbvio, mas muita gente se esquece que os elementos naturais que mais podem trazer cor e vida para uma casa são as flores. Uma infinidade de espécies de cores vibrantes, formatos, estilos e aromas diferentes, que trazem muita alegria e beleza para os ambientes.

Pinhas

No caso delas, são só lembradas no fim do ano na decoração de Natal. Mas por que não usá-las no inverno, por exemplo? Trazem um toque rústico e muito aconchegante para decorar móveis.

pinhas na decoração

Além dessa sensação de aconchego que os elementos da natureza trazem pra dentro de casa, de certa forma eu me sinto mais conectada com a paz que esses elementos de natureza promovem. Principalmente por morar numa cidade tão urbana e agitada que é São Paulo, onde nem sempre a gente pode estar num parque ou em contato direto com o mato.

É uma pena que alguns materiais que a gente encontra em feiras e lojas sejam extremamente caros, como as opções em madeiras e alguns cristais. Felizmente existem alternativas mais acessíveis, né! O que achou? Tem mais algum elemento que não pode faltar na decoração pra ela ficar ainda mais conectada com a natureza? E me diz se conhece alguma feirinha ou mercado que possui essas peças mais em conta! Me conta nos comentários se gostou e eu posso trazer mais conteúdos relacionados ao post!

 

Comments (6)

  • Anna

    24 de setembro de 2018 at 13:04

    Oi Jessica! Eu amei ver como coisas que encontramos em parques pertinho de casa se tornam decorações tão lindas. Me lembra aqueles quadrinhos que tem plantinhas secas que ficaram um tempo dentro de livros. Traz mais posts de decoração sim, por que dá vontade de redecorar a casa inteira! Grande beijo ♡

    1. Jessica Moraes

      Jessica Moraes

      8 de outubro de 2018 at 14:48

      Simm! As plantinhas secas também são uma ótima ideia de compor o visual em quadrinhos emoldurados na parede! Muito bom! Tem infinitas ideias, umas inclusives que estou juntado para outro post!

  • Bárbara Oliveira

    5 de outubro de 2018 at 22:13

    Adorei o post! A seleção de fotos para inspiração tá demais! O legal é que cada item natural traz um charme diferente, tem os que deixam mais rústicos, outros mais nórdicos, mais tropicais, mais místico, mais romântico. Temos uma infinidade de possibilidades. Alem do que vida gera vida né? Trazer a natureza para dentro de casa se faz necessário par quem tem uma rotina presenta no concreto. Uma plantinha que seja já nos renova em vida, ajuda a despoluir o ar, a acalmar a mente, a desacelerar e a cuidar do que importa! Lembrando que toda vida tem seu próprio tempo e necessidade específicas (cuidar de cactos é diferente de cuidar de uma Bromélia, por exemplo!). E tem gente que acha que decoração é meramente estéctica né? rs
    Falei pelo Instagram que ia passar e passei! hehe
    Adorei seu blog e com certeza virei mais vezes!
    Beijos

    1. Jessica Moraes

      Jessica Moraes

      8 de outubro de 2018 at 14:50

      Que comentário mais amor, Bá! Sim, a natureza inspira a gente e a casa em que vivemos, criando várias possibilidades, ambientações e estilos! Vou até trazer mais sugestões em breve! Muito bom ter você por aqui ♡

  • Urban Jungle – entre nesta selva – Solstício

    31 de outubro de 2018 at 09:48

    […] já comentei aqui no blog também que “planta ser tendência” é uma coisa engraçada. Nossas avós, tias, tinham muitas […]

  • Prints para decorar sua casa – Solstício

    14 de novembro de 2018 at 16:26

    […] você que gosta de decoração, vive colecionando fotos bonitas no Pinterest, catando 5729 referências no Instagram e perde a […]

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post anterior

minimalismo

Ser minimalista funciona mesmo?

16 de setembro de 2018

Próximo post

incensos

O post definitivo do incenso

2 de outubro de 2018