Urban Jungle – entre nesta selva

31 de outubro de 2018Jessica Moraes
Blog post

A gente que é modinha (risos) vem sempre acompanhando as tendências que este universo digital nos apresenta por meio de sites, comunidades e redes sociais. E uma das tendências que hoje eu quero comentar com vocês é sobre a “Urban Jungle”, ou selva urbana, como preferir, nada mais do que viver cercado por plantas de todos os lados.

Pois é, provavelmente você já ouviu falar sobre essa moda (ou não) que tem tomado conta não só do Instagram mas do estilo de vida de muita gente, principalmente lá fora, na gringa.

Mas aqui também tá rolando muito. Inclusive o Follow The Colours fez um post sobre o assunto, indicando vários perfis interessantes de blogueiros que tem a casa ou o apartamento parecendo uma floresta, haha.

Eu já comentei aqui no blog também que “planta ser tendência” é uma coisa engraçada. Nossas avós, tias, tinham muitas plantas em casa, algo corriqueiro e natural. Quintais forrado de plantas de vários tipos, um verdadeiro matagal que na minha época de criança até me intimidava. Não podia tocar na Comigo Ninguém Pode!

urban jungle
foto reprodução: Freunde von Freunden

 

Depois parece que o hábito tinha murchado – muito complicado para as nossas mães, trabalhando fora e tendo que cuidar dos filhos pequenos ainda ter que cuidar de planta. Gasto e desgaste, a minha dizia.

Mas os ciclos da vida sempre mostram que as coisas mudam e voltam. Hoje em dia há espaço para elas novamente – e felizmente. Não sei se o tempo mostrou pra gente, com a experiência que temos hoje em administrar tantas coisas ao mesmo tempo, num malabarismo desenfreado entre ter um emprego, cuidar da casa, cuidar dos filhos, dos pets, ter uma vida social, viajar, ir a shows, festivais, militar fazer um trabalho voluntário, maratonar séries, estudar, fazer um curso no fim de semana – que hoje dá pra fazer tudo que se quer; que nossas vontades e iniciativas aumentaram muito mais, mesmo que a gente não tenha tempo de sobra pra isso.

Me empolguei nesse contexto todo pra dizer que sim, a dedicação afetiva ao cuidado das plantas e suculentas voltou – muita gente tem estudando as espécies, quais as mais indicadas para ambientes fechados, quais os cuidados, como escolher, como comprar, como cultivar, enfim, uma série de coisas para quem se simpatiza com as verdinhas. Lembrando que, a tendência da urban jungle se dá com plantas de sombra, porque os espaços internos nem sempre possuem entrada de luz natural.

Algumas plantas indicadas para montar sua minifloresta particular

– pau-d’água

– pleomele

– ficus-lira

– pacová

– zamioculca

– espada-de-São-Jorge

– costela-de-adão

– samambaia

– jiboia

urban jungle
00 foto reprodução: Green Wedding Shoes

 

E vai aí mais uma dica. Quer realmente um jardim indoor? Antes de tudo você precisa ter certeza, pois ao contrário de ter um ou dois simples vasos de plantas, o cuidado com uma família de plantas de espécies diferentes é muito maior. Mais que dedicação, acredito que é um comprometimento com a natureza. Plantas não são objetos decorativos, são seres vivos.

Então, se você tá começando, o ideal – diz quem entende mais do que eu, mas não deixa de ser via bom senso –  é começar em doses homeopáticas ao invés de comprar uma selva inteira de uma vez. Comece com poucas plantas até se acostumar a conviver e cuidar delas. Aumente seu jardim aos poucos, para obter mais sucesso com elas.  

Eu me limito a ter uma #urbanjungle de parede, um número limitado de plantas que eu creio poder dar conta junto com a ajuda do marido 😂😂😂

#UrbanJungleBloggers

Nessa onda toda de selva urbana, as hashtags #urbanjungle, #urbanjunglebloggers (blogueiros da selva urbana) e #plantgang (gangue das plantas) pegaram e multiplicaram nas redes.

Infelizmente não sou especialista, mera aprendiz no trato com as plantas, por isso também trouxe outras indicações de gente interessante que tem a sua própria selva urbana e compartilha informações essenciais para quem deseja cultivar a sua. Se joga na floresta!

Urban Jungle Bloggers essa duplinha meio que começou com a brincadeira. Judith comanda o joelix.com e Igor assina o Happy Interior Blog, os dois voltados a design e decoração. Eles se encontraram em Paris e perceberam que tinham uma paixão em comum: morar cercado por plantas. Decidiram então começar uma série mensal em seus respectivos blogs sobre esse tópico. Logo após o primeiro post, a repercussão foi imensa e muitos leitores queriam participar, e assim nasceu o Urban Jungle Bloggers, uma comunidade dedicada ao estilo de vida, e um livro de mesmo nome.

urban jungle
foto reprodução: Urban Jungle Bloggers

 

Plant Lady Coa Kristin possui um feed cheio de plantas e ainda num clima super minimalista e natural. Não tem como não se apaixonar pelo seu feed. Toda foto tem uma verdinha para se encantar diariamente.

Te Potted Jungletaí mais um perfil encantador, que mostra que é possível sim ornar a casa com plantas, charme, cor e harmonia. Tem cachorro, tem elementos étnicos, tem vida! Altamente recomendável.

Girls With Plantso legal desse perfil com  mais de 113 mil seguidores é que ele divulga vários perfis de mulheres que têm as plantas e a botânica como paixão m suas vidas. Assim a gente consegue encontrar facilmente uma comunidade de pessoas envolvidas com plantas em sua casa e referências e aprendizados interessantes com elas.

urban jungle
foto reprodução: A. Bordigoni

Brazucas da selva tropical

Home Sweet Officea Raquel tem um feed cheio de amor e inspiração botânica. Ela também é artista visual, ilustrando suas estampas inspiradas na natureza e as compartilhando em seus produtos da loja Dora Queen. Imperdível!

Salateandoa Stephanie mostra seu dia a dia inspirador e junto com a Raquel criaram a hashtag #terçaterracota, compartilhando posts com dicas super relevantes para quem tá aprendendo a cuidar de planta só agora. Inspirador ao máximo!

Max Casa Botânicaentre inúmeros perfis de decoração e apartamento, a Marina e o Filipe se destacam pela linda relação que eles têm com as plantas. Lá tem muita ideia interessante de como conviver com as verdinhas na maior paz e amor em São Paulo.

Comments (7)

  • Bruna Morgan

    31 de outubro de 2018 at 14:34

    Eu AMO plantas, mas aqui em casa quase não bate sol :c
    Tenho vários cactos do lado de fora e espadas de são jorge, mas quero aumentar meu verde aqui!

  • Claudia Hi

    1 de novembro de 2018 at 16:56

    Também tô na modinha de plantas! Adoro suculentas e plantas com folhonas verdes. Se pudesse tinha um jungle no meu quarto, mas lá quase não pega sol. Até minhas suculentas estão morrendo 🙁

    Adorei suas indicações Jéssica. Você conhece a Isa, do blog “E agora, Isadora?” Ela tem uma sala linda, cheia de plantas. Na verdade acho a casa toda dela linda! rs

  • Hozana

    2 de novembro de 2018 at 20:36

    Adore plantas e acho lindo essa tendência. Eu infelizmente não tenho habilidades com plantas. Hahaha Uma vez tentei fazer uma hortinha começando por cultivar coentro. No início, tudo lindo, os brotinho saindo, mas não sei no que falhei que logo em seguida, morreram se chegar a maturidade. Mas, ainda não desisti. Ainda planejo fazer uma hortinha. Hahahaha
    Borboletra ♡

  • Renata

    3 de novembro de 2018 at 15:06

    Digamos que eu sou uma iniciante ainda nesse quesito Urban Jungle, ahahah :’)
    Eu tenho algumas plantinhas na sacada, mas por enquanto são apenas meus temperinhos. Ainda queremos encher a casa de plantas. Acho que o verde dá uma animada na casa né? Uma sensação de aconchego…
    Não conhecia esses @ que você indicou. Já vou acompanhar alguns pra saber mais sobre os cuidados e pegar mais dicas 🙂

    Um beijo!
    Rê | https://rivieredusouvenir.blogspot.com

  • Taís

    5 de novembro de 2018 at 02:38

    Urban jungle, como não amar? <3
    Eu amo natureza, as plantinhas, essa vida verde.. e acho maravilhosa essa tendencia! haha
    Fico babando nesses perfis e nesse pessoal cuidadores de plantas que compartilham um pouco desse universo na internet. Aqui ainda não consigo ter minha floresta indoor, mas quem sabe um dia! *.*

  • Camila Faria

    5 de novembro de 2018 at 22:41

    Eu não chego a ter uma Urban Jungle, mas tenho sim algumas (muitas) plantinhas em casa e olha… dá um trabalhão.
    Não é brincadeira mesmo, tem que ter muito tempo e amor pra cuidar delas, não é só uma opção decór.

    Adorei os links, só pessoas incríveis!

  • Gábi

    7 de novembro de 2018 at 16:23

    Eu adoro ter plantinhas em casa! Confesso que não sei cuidar muito bem – o marido que sabe cuidar melhor – mas ainda assim, nossa junglezinha está crescendo! rsrs..E a coincidência é que eu cheguei aqui no seu blog justo hj, que fiz um post sobre as Kokedamas!!! =)

    Vou voltar amis, adorei aqui =)

    beijos!
    Gábi
    @gabrielaer

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post anterior

Temperos, ervas e especiarias para sua cozinha

24 de outubro de 2018

Próximo post

playlists no Spotify

Playlists no Spotify - uma para cada ocasião!

7 de novembro de 2018